O que é Autismo?

O TEA ( transtorno do Espectro do Autismo) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, é um transtorno permanente, com uma inabilidade, que tipicamente aparece durante os três primeiros anos de vida. O transtorno do autismo afeta a capacidade da pessoa em se comunicar, interagir com os outros e na aprendizagem.

Uma em cada 160 crianças possui um Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Os TEAs começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta.

Embora algumas pessoas com TEA possam viver de forma independente, existem outras pessoas com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas.

Intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e qualidade de vida de pessoas com TEA e seus cuidadores.

Intervenções voltadas para pessoas com TEA devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos, sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores.

As pessoas com TEA sofrem estigmatização, discriminação e violação dos direitos humanos. O acesso a serviços e suporte é insuficiente em todo o mundo.

Diagnóstico

O diagnóstico do transtorno do autismo deve ser dado por um médico pediatra, neuropediatra ou psiquiatria infantil, baseado na observação do comportamento da criança, informações.

Alguns problemas genéticos acontecem espontaneamente e outros são herdados

Existem estudos que sugerem uma herdabilidade muito alta, mais ainda quando se considera a presença de traços do espectro autista numa mesma família. Em muitas delas parece haver um padrão de autismo ou deficiência relacionados, apoiando ainda mais a tese de que esses Transtornos têm uma base genética.

Estudos mais recentes indicam também que o autismo não é regido apenas por causas genéticas

A suposição é que fatores ambientais que tenham impacto no desenvolvimento do feto, como stress, infecções, exposição a substâncias químicas tóxicas, complicações durante a gravidez, desequilíbrios metabólicos podem levar ao desenvolvimento do autismo.

Sinais de Alerta

Atraso ou falhas no desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e de aprendizado.

Ritmos imaturas de fala, com limitação na compreensão de ideias, uso de palavras sem associação ao seu significado.

Maneiras anormais de relacionamento com as pessoas e objetos.

Aproximadamente 60% dos autistas apresentam valores do coeficiente da inteligência abaixo de 50. Muitas crianças com o transtorno do autismo apresentam habilidades especiais como quebra-cabeças.

O Autismo pode estar associado a outros problemas

Pode ocorrer em associação com outros distúrbios de funcionamento do cérebro, infecções virais perinatais, alguns distúrbios metabólicos e retardamento mental. O TEA também pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, ás vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão.

Qual a gravidade do Autismo

O autismo pode comprometer a pessoa de maneira grave e permanente, principalmente nas áreas de integração social, comunicação e comportamento. Geralmente apresentam comportamento agressivo incomum e repetitivo, tal comportamento pode persistir e ser muito difícil de mudar, sendo um desafio aqueles que convivem, tratam e ensinam pessoas autistas

Existem tratamentos efetivos

Não há cura conhecida para o autismo, porém é tratável. O autista deve ser avaliado e seu tratamento ajustado às suas diferentes necessidades. Estudos mostram que com o diagnóstico e intervenção precoce leva a resultado significamente melhorado. Uma educação altamente estruturada, previsível e voltada para o desenvolvimento de habilidades individualizadas, tem se mostrado muito eficiente em todo o mundo. Habilidade de linguagem e sociais devem ser desenvolvidas o máximo possível.

O que aconselhamos

As famílias necessitam de apoio, como todas as familias onde um dos membros apresente um distúrbio permanente. A busca pelo conhecimento é muito importante, grande parte do tratamento depende da ajuda dos pais e familiares.