Oferecemos serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.
– Desenvolver Habilidades Cognitivas e de Coordenação Motora.
– Despertar
O projeto visa proporcionar o desenvolvimento cognitivo e funcional, levando-se em conta a fixação pedagógica, além de realizar um trabalho preventivo na evasão escolar.
– Caminhada: realizada ao redor do núcleo, alguns assistidos são acompanhados pelos profissionais para aprender a andar na rua, perceber o ambiente que os cerca e diminuir a agitação.
– Educação Física: consiste em atividades dirigidas e desenvolvidas pelo educador físico com o acompanhamento dos profissionais.
– Esportes Adaptados: o objetivo é melhorar a socialização, as habilidades motoras, e ao longo do tempo realizar a inclusão com crianças neuro típicas, onde possam chegar a frequentar clubes, parques entre outros, e realizar uma atividade física em conjunto.
– Relaxamento/ Estimulação Sensorial: realizada pela monitora social sob a supervisão da terapeuta ocupacional, com música e massagem, visando a consciência corporal e estimulação visual.
– Alongamento: realizado individualmente de acordo com a necessidade motor de cada um, com o objetivo de melhorar a postura, a flexibilidade, a elasticidade, a marcha, e os movimentos das articulações.
– Recreação: realizada pelos profissionais dentro e fora do núcleo em clubes, lanchonetes, sorveterias, parque e também atividades recreativas, dirigidas ou não, com a intenção de desenvolver a coordenação motora global, equilíbrio, tônus muscular, atenção e treinamento de regras.
– Alimentação: Todo dia é montado um cardápio diferenciado, nesse momento é ensinado o comportamento à mesa, disposição e utilização de talheres e a mastigação adequada.
– Trabalho em Sala Individual: as atividades são estruturadas a partir do plano individual levantado e os objetivos a serem alcançados com cada um.
– Trabalho em Sala Coletiva: atividades realizadas em grupo com intuito de promover a interação, além de trabalhar a tolerância e esperar a sua vez, partilhar e respeito ao outro. Essas atividades serão orientadas pelos técnicos.
– Entrada / Despedida: momento de recepção e despedida dos assistidos. Interação com os pares e organização da rotina.
– Atividade de Vida Diária (AVD): são realizadas atividades diariamente para que os assistidos adquiram maior independência, iniciativa e habilidade de auto cuidado como: comer, escovar os dentes, uso do banheiro, entre outros.
– Atividade de Vida Prática (AVP): são realizadas atividades com o intuito de possibilitar que os assistidos adquiram maior independência na sua vida, como arrumar a mesa para comer, vestir-se, guardar material utilizado, entre outros. Serão realizadas situações práticas como pequenas compras no supermercado, comer em lanchonete, ir à loja, lavanderia terapêutica, manutenção do núcleo (limpeza e retirada do lixo) entre outras.
– Banho: o objetivo é explicar todas as etapas do banho e como deve proceder, como: organizar os utensílios do banho, se despir, lavar todas as partes do corpo, se enxugar, se vestir, calçar e pentear os cabelos.
– Trabalhos manuais: confecção de cartões, pintura em pano de prato, enfeites para festas, picaram espumas para confecção de almofada, caixas em MDF, bordados, entre outros. Os produtos confeccionados têm a supervisão da terapeuta ocupacional e expostos no bazar permanente da Associação para serem vendidos.